quarta-feira, 3 de abril de 2013

O crochê no processo


A imagem do rosário sempre esteve muito presente no processo de pesquisa.
Em Colinas do Sul, estive no momento de levantar o mastro do Rosário em frente à igreja, ajudei a levantá-lo. Só mulheres podiam fazê-o. E foi numa oficina na UFG  sobre Congadas, com a Irmandade do Rosário de Justinópolis, Minas Gerais, que o rosário se desvendou no processo de Paisagens Corporais.Na oficina, um devoto explicou a origem do nome rosário: antigamente, as mulheres tiravam uma pétala da rosa para cada oração feita. Eram as rosas da oração, o rosário.

A imagem da ROSA então passou a fazer parte dos laboratórios corporais. Eu precisava encontrar meu rosário. Queria fazer uma rosa...

Num outro momento do processo de pesquisa corporal dirigido por Maria Fernanda (ver : laboratórios corporais: contribuições de Maria Fernanda) , apareceu a figura de minha tia-avó Pierina, em forma de crochê. Ela havia me ensinado a fazer crochê quando eu tinha ainda 5 anos. E então a ligação aconteceu: comecei a fazer rosas de crochê.

O fazer do crochê mereceu minha atenção na continuidade da pesquisa corporal e se incorporou em minha matriz de movimento inicial. Tornou-se o momento de oração da personagem "mulher-toura". Representava o trabalho, a preparação para a festa, para o sagrado.

A imagem da rosa e do crochê apareceu no fiurino desta personagem: a saia é formada por camadas, como se fossem pétalas de rosas, e a blusa de trnsforma numa grande linha, que a personagem trança em crochê, trazendo essas memórias pra si.

Os crochês entraram no espaço cênico em forma de cenário.

Passei a pesquisar crocheiras em Goiânia. Encontrei o grupo "Multiministério de Senhoras", da Igreja Bíblica de Goiânia. Desde então, essas queridas senhoras vêm contribundo com seu trabalho manual para  Projeto Paisagens Corporais. Entre outras buscas, ao acaso  encontrei Lidia Luz, antropóloga e fantástica crocheira, que também tornou-se uma grande parceira, contribuindo com suas flores de Luz para o projeto paisagens Corporais.

O trabalho de Lidia Luz foi uma achado muito especial, pois além de seu trabalho em crochê, Lídia possui u trabalho belíssimo inspirado em manifestações populares do Brasil, inclusive inspirados em Nossa Senhora do Rosário e no Divino espírito Santo - ambas figuras que aparecem na pesquisa de Paisagens Corporais.




As peças de Lídia luz e das crocheiras  do Multiministério de Senhoras estão integrando o cenário do espetáculo CAÇADA, um dos frutos do projeto Paisagens Corporais.

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