domingo, 23 de fevereiro de 2014

Laboratórios Corporais: contribuições de Renata Lima


          Renata Lima, Profa. Dra. do Curso de Licenciatura em Dança da UFG, teve importância fundamental no processo de construção do espetáculo CAÇADA. Ao longo do processo, Renata assumiu a direção de cena do espetáculo, ou seja, orientava e dirigia nossas descobertas corporais em laboratório para se tornarem cenas do espetáculo que estava por vir. Renata Lima já possui um trabalho de pesquisa e produção artística em cultura popular já consolidado. Por isso sua importância: o desafio de trabalhar com intérpretes sem nenhum histórico de cultura popular em sua prática artística visando à realização de um espetáculo inspirado em manifestações populares.
          Segundo Renata,

Logo no primeiro laboratório, conduzidos a partir da instalação corporal, método de preparação corporal e processo de criação sistematizado por mim nas pesquisas de mestrado e doutorado, surgiram as primeiras matrizes: uma mulher bicho, um homem enraizado e a necessidade de se trabalhar com vocalidades. Depois de mais alguns laboratórios o enredo do trabalho já se definia: fé, boi, vaqueiro, a morte do boi, o renascimento e a festa. A partir daí, o meu trabalho foi o de estimular os bailarinos a desenvolverem partituras corporais a partir de cada matriz e a encontrar o“estado corporal” que definiriam essas partituras como dramaturgias corporais. Aos poucos e sempre a partir do recurso do jogo e da improvisação, o argumento de Érica e Rodrigo ia se definindo e dando pistas de como organizar todo esse material em forma de um roteiro, foi então que teve inicio o meu trabalho de direção de cena.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário