sábado, 2 de março de 2013

Células Corporais


Após os registros fotográficos de Layza Vasconcelos no dia 26/02, estudamos as imagens registradas para encontrar  matrizes  a serem trabalhadas em forma de célula corporal. Em conversa com Bittar sobre as células corporais, Adriano comentou que estava desenvolvendo um conceito de rabisco corporal: um rabisco que carrega a sensação do movimento. Ocorreu , então algo interessante: a partir da célula, evidenciei alguns vetores nas costas que eu gostaria de trabalhar na matriz da mulher toura, como na célula abaixo:




A célula acima imediatamente sugeriu uma "sensação rabiscada", como se fosse a sensação que eu precisava para ativar os vetores nas costas desejados inicialmente. Então, a célula corporal  fez apontar o rabisco sensorial a seguir:


Percebi uma forte ativação das mãos em espiral enquanto realizava o rabisco acima. Provavelmente porque hoje pela manhã participei  de uma aula de TowelworkFletcher®

Agora , refletindo um pouco mais , lembro que na aula  eu conseguia ativar as costas a partir do "pressionar e puxar" das mãos na toalha, e eu precisava espiralar os punhos para não desalinhá-los durante o exercício. Essas espirais apareceram em meu rabisco sensorial; a sensação ainda está em mim.



interessante notar que, em 24/02, Maria Fernanda observou a importância das mãos na matrizes dos intérpretes:

"Em sua próprias matrizes, percebe-se que as duas personagens têm nas mãos a parte do corpo onde manifestam seus fazeres. Possuem um estado de solitude. Tramam juntos uma paisagem." (em relação ao trabalho de dojo em conjunto de Erica e  Rodrigo) 

para saber mais sobre células corporais:

Corpos Edificados NEKA: Céulas Corporais:

“Denomina-se  célula corporal  qualquer estudo artístico que, impresso em papel ou  feito em gesso, tela ou no que mais puder ser im...

2 comentários:

  1. Adorei! Fica evidente que as matrizes estão surgindo! Tomara q as células possam ajudar! Bjocas e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Grata, Adriano, sua contribuição é sempre muito bem vinda!

    ResponderExcluir