quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Da Pesquisa, do processo, das memórias

Paisagens Corporais é um projeto de criação artística co-participativa. O projeto reúne um grupo de artistas que possuem afinidades comuns para a realização de um produto artístico. Os intérpretes envolvidos no projeto são os sujeitos da criação.

No início do processo, foi proposta uma pesquisa de campo relacionadas ao universo das manifestações culturais brasileiras. Os locais escolhidos foram: Colinas do Sul - com a manifestação da CAÇADA DA RAINHA e Cavalcante, no Povoado do Engenho 2, com os Kalungas.


A conduta do processo criativo está sendo feita inspirada no método “Bailarino-Pesquisador-Intérprete” (BPI), método coreográfico desenvolvido no Brasil na década de 1980 por Graziela Rodrigues que visa à criação artística. 

 Renata Lima está  conduzindo e dirigindo os laboratórios corporais de Paisagens Corporais  , focando na identidade corporal dos intérpretes. Maria Fernanda Miranda está colaborando com a construção e vivência do dojo dos bailarinos neste processo criativo, colaborando com a integração dinâmica dos aspectos culturais, sociais, fisiológicos e afetivos dos intérpretes.

O espetáculo nasce, então, da relação dos artistas envolvidos (ver participantes do projeto no blog) com o material pesquisado em campo, juntamente com o material cênico que surgir a partir dos laboratórios corporais dirigidos.

Cada artista participante está contribuindo com sua visão poética particular para a criação deste produto artístico.










Nenhum comentário:

Postar um comentário